sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Informações importantes sobre a epidemia de gripe nos EUA


Não há indicação de se imunizar às pressas nem de evitar viagens para o Hemisfério Norte
A recente epidemia de gripe nos Estados Unidos tem feito algumas pessoas procurarem a vacina contra a gripe ou até mesmo adiarem suas viagens. Jessé Reis Alves, assessor médico do serviço de Vacinação e da Consulta do Viajante do Fleury Medicina e Saúde, esclarece que não há indicação de se imunizar às pressas, já que a vacina atualmente no Brasil tem pouca utilidade contra os vírus circulantes nos EUA.
Confira algumas informações importantes sobre a epidemia de gripe nos EUA:
1) A vacina disponibilizada no Brasil em 2012 provê imunidade contra apenas 14,5% de todos os tipos de vírus influenza circulantes nos EUA e, ainda assim, só terá algum tipo de eficácia se for aplicada pelo menos duas semanas antes de uma eventual viagem para o Hemisfério Norte.
2) Os vírus relacionados à maioria dos casos de gripe nos EUA neste momento pertencem a uma cepa A H3N2, seguida por uma cepa de influenza B, nenhuma das quais está contida na vacina produzida em 2012. 
3) Caso você tenha recebido a vacina contra a gripe há menos de 01 ano, não há necessidade de tomar novamente esta mesma vacina.
4) Não há necessidade de se vacinarem aqueles que não planejem viajar para os EUA ou outros países do Hemisfério Norte.
5) Pessoas que apresentem alguma doença ou condição de saúde que possa se agravar em consequência de uma gripe, devem conversar com seu médico antes de viajar, para discutir as melhores estratégias de prevenção.
6) Não há nenhuma recomendação para se evitar viagens, mas medidas básicas como lavagem frequente das mãos, uso de álcool gel, evitar contato com pessoas doentes e locais de grande aglomeração ainda continuam válidas;
7) Em caso de sintomas de gripe no regresso de sua viagem, procure rapidamente um serviço de saúde para melhor avaliação. 
Vale ressaltar também que ainda não há previsão de chegada da vacina contra gripe, temporada 2013, para o Hemisfério Sul.
Fonte: Jessé Reis Alves, assessor médico do serviço de Vacinação e da Consulta do Viajante do Fleury Medicina e Saúde
http://www.fleury.com.br/noticias/Pages/informacoes-importantes-sobre-a-epidemia-de-gripe-nos-eua.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário