terça-feira, 26 de novembro de 2013

Viagens com menores – veja os documentos necessários

As férias se aproximam e nossos leitores se deparam com algumas dúvidas ma hora de planejar suas viagens, especialmente as internacionais. Hoje vamos esclarecer um ponto que sempre preocupa muita gente: quais os documentos necessários para viajar com menores.
A primeira coisa a esclarecer é quem regulamenta a viagem de crianças e adolescentes e a documentação necessária para o embarque. Essa competência é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que teve como última regulamentação a respeito a Resolução 131, de 2011, sobre a concessão deautorização de viagem para o exterior de crianças e adolescentes brasileiros. 
Para os menores que viajarão acompanhados dos dois pais ou responsáveis, não é necessário nenhuma documentação extra, exceto o passaporte. Nos demais casos, é necessário que haja uma autorização por escrito, conforme o caso:
documentos-viagem-menor

Para essa autorização, o primeiro passo é preencher os dados do formulário padrão que pode ser encontrado no portal do CNJ ou da Polícia Federal . Após baixar o arquivo em pdf, é necessário imprimir em duas vias, preencher, assinar e levar a autorização a um cartório, para reconhecer a assinatura (firma). É necessária uma autorização para cada criança ou adolescente.
É importante que seja indicado o prazo de validade. Caso não haja esta informação, o documento será válido por dois anos. No momento do embarque, uma das duas vias ficará na Polícia Federal.
Além da autorização, é necessária a apresentação do passaporte válido da criança ou adolescente e, se for o caso, o termo de guarda ou tutela. Vale destacar que a autorização por escrito é necessária mesmo que os pais compareçam ao check-in no dia da viagem.
Se a criança ou o adolescente morar no exterior, não precisa da autorização, desde que comprove o local da residência, por meio de Atestado de Residência emitido há menos de dois anos por uma Repartição Consular Brasileira, e desde que viaje com um dos pais. Se não estiver com os pais, é preciso a autorização deles.
Viagens nacionais
Para fazer uma viagem nacional, o responsável por crianças e adolescentes devem apresentar  certidão de nascimentocarteira de identidade, passaporte ou outro documento com foto, que confirme a filiação ou parentesco com ele.
Nenhuma criança com menos de 12 anos pode viajar para fora da comarca onde reside, desacompanhada dos pais ou responsáveis, sem autorização judicial. Essa autorização é dispensada quando a criança estiver acompanhada de um dos pais.

Orlando poderá receber a montanha-russa mais alta do mundo

Entre os dias 18 a 22 de Novembro, aconteceu em Orlando o IAAPA Attractions Expo 2013 – a maior feira feira internacional da indústria de diversões e atrações, com mais de 27 mil profissionais envolvidos  apresentando atrações do mundo todo. É um grande evento onde estão expostos várias novidades que poderão chegar nos parques do mundo todo, e nesta matéria em especial destacamos a cidade de Orlando.
Polercoaster - Montanha-russa mais alta do mundo
A empresa Rides EUA Thrill anunciou que vai construir a mais alta montanha-russa do mundo no estado da Flórida. Rumores apontam que a cidade de Orlando será escolhida para receber esta grande novidade! Esta novidade já tem nome - Polercoaster e de acordo com os responsáveis, esta montanha-russa terá sua estrutura vertical, com loops, quedas, torções e todos os requisitos para fazer desta atração uma grande experiência aos visitantes. 
Polercoaster deverá ter uma altura aproximada de 160 metros, que contará com 2 elevadores panorâmicos onde os visitantes poderão apreciar uma bela vista. Lá no alto uma plataforma de observação e restaurante.
1
Mas nesta história existe um obstáculo. A Administração Federal de Aviação da cidade deOrlando estabelece limites de altura em suas construções devido a segurança do tráfego aéreo. O projeto mais alto e já aprovado tem 130 metros de altura. Trata-se da roda-gigante que será construída na International Drive.

Azul terá voos para Paulo Afonso e Araraquara a partir de dezembro

A Azul Linhas Aéreas recebeu sinal verde da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para operar voos para duas novas cidades: Paulo Afonso, na Bahia, e Araraquara, no interior de São PauloA partir de 16 de dezembro, a companhia iniciará suas operações entre o município baiano e Salvador com três voos semanais. Já entre a cidade paulista e Campinas, a Azul oferecerá duas frequências diárias, que terão inicio em 11 de dezembro.
 Com as novas cidades, a companhia alcança 103 destinos atendidos pelo país, número esse que torna a malha aérea da Azul a mais abrangente do Brasil. Em Salvador, os passageiros contarão com nove opções de conexão. São elas: Aracaju, Porto Seguro, Confins, Guarulhos, Ilhéus, João Pessoa, Recife, Vitória e Campinas. Para os clientes com origem em Araraquara, serão mais de 50 opções de destinos em Viracopos.
Atualmente, no estado baiano, além de Paulo Afonso, a companhia disponibiliza voos para Porto Seguro, Salvador, Barreiras, Vitória da Conquista, Ilhéus e Lençóis. Em São Paulo, a companhia conta com 11 destinos: Campinas, Bauru, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Guarulhos, Congonhas, Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Araraquara.
Paulo Afonso é uma região muito visitada por turistas, consequência de suas belezas naturais. Com diversas opções de cachoeiras, a cidade conta com a reserva ambiental Raso da Catarina, onde encontram-se diversas espécies de animais em extinção. Na região há ainda um grande sítio arqueológico, junto com Xingó. São os famosos Cânions do Xingó. Já Araraquara, considerada um importante polo regional, tem um movimento sólido de atacado e varejo, consequência dos corredores comerciais e shoppings.
Confira os horários aprovados:
Salvador – Paulo Afonso – Salvador – durante o horário de verão
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Salvador
12h22
Paulo Afonso
13h40
Às segundas, quartas e sextas
Paulo Afonso
14h10
Salvador
15h35
Às segundas, quartas e sextas
Salvador – Paulo Afonso – Salvador – após o horário de verão
Salvador
13h22
Paulo Afonso
14h40
Às segundas, quartas e sextas
Paulo Afonso
15h10
Salvador
16h35
Às segundas, quartas e sextas

Araraquara – Campinas – Araraquara
Origem
Saída
Destino
Chegada
Frequência
Araraquara
6h15
Campinas
7h02
Exceto às quartas e domingos
Araraquara
6h00
Campinas
6h42
Às quartas
Araraquara
10h40
Campinas
11h17
Aos domingos
Araraquara
13h55
Campinas
14h
Às segundas, quintas e sextas
Campinas
12h56
Araraquara
13h30
Às segundas, quintas e sextas
Campinas
14h22
Araraquara
15h05
Aos sábados
Campinas
22h19
Araraquara
23h00
Aos domingos
Campinas
22h12
Araraquara
22h55
Às segundas, quartas e sextas
Campinas
22h06
Araraquara
22h50
Às terças
Campinas
22h19
Araraquara
23h00
Às quintas
Com informações da Azul Linhas Aéreas

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Estados Unidos liberam uso de aparelhos eletrônicos durante os voos

Federal Aviation Administration (FAA), correspondente norte-americana da Anac, anunciou hoje a liberação pra que as companhias aéreas permitam o uso de aparelhos eletrônicos pelos passageiros durante todas as etapas dos voos nacionais e internacionais. A expectativa é que a proibição seja suspensa até o fim do ano, permitindo o uso de tablets, leitores digitais e outros dispositivos. As chamadas telefônicas, contudo, continuam proibidas
A decisão foi tomada após anos de debate sobre a real necessidade das proibições e se o uso dos eletrônicos representa risco real aos voos. As regras atuais proíbem o uso dos aparelhos por passageiros em altitudes inferiores a 10 mil pés. 
ELETRONICOS-AVIAO
Infográfico divulgado pela FAA
Segundo as novas regras, os passageiros poderão utilizar portáteis, como tablets e e-readers, durante todo o tempo. Itens maiores, como notebooks, terão que ser guardados durante pousos e decolagens. Os smartphones poderão ser  usados para assistir filmes, ouvir música, jogar ou acessar o sistema Wi-Fi a bordo, se disponível, mas o sinal de celular deve ser desligado (modo avião).
Antes das companhias aéreas poderem permitir que seus clientes usem os dispositivos abaixo de 10.000 pés, elas terão de provar que suas aeronaves podem tolerar quaisquer emissões eletrônicas geradas pelos aparelhos, por meio de um novo processo de cinco etapas anunciado pela FAA.
No Brasil
Procurada pelo Melhores Destinos, a Anac informou que mantém, um acordo de cooperação com a FAA e deve utilizar os dados: “Com o objetivo de atualizar os protocolos adotados atualmente, a ANAC já está avaliando os procedimentos adotados pela FAA e o relatório do comitê.  Considerando que ANAC possui um acordo bilateral de cooperação técnica com a FAA, este resultado também será utilizado pela ANAC para permitir a expansão do uso de eletrônicos a bordo nas aeronaves brasileiras, facilitando a liberação para os operadores aéreos e usuários brasileiros.”
A agência explicou que no Brasil esta expansão deverá ser promovida por ela junto com as companhias aéreas. “Até que isso seja feito e se possa garantir que esta operação é segura, as restrições atuais devem continuar sendo seguidas”.
 Mais informações no site da FAA